A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio foi também aprovada. Embora seja um documento único, a parte desta etapa do ensino traz algumas diferenças da parte voltada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Veja as principais diferenças:
A BNCC aborda a noção de “Juventudes” ao tratar do Ensino Médio. E o que isso significa? Significa acolher os alunos dentro da sua realidade, atendendo às suas expectativas e tornando-o protagonista do seu futuro. Confira, no vídeo a seguir, uma breve explanação sobre o conceito:
Diferentemente da parte que se refere à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, a BNCC para o Ensino Médio apresenta as habilidades relacionadas por área do conhecimento, e não por componente curricular. Olhando atentamente, é possível enxergar diversas temáticas em apenas uma habilidade. Confira exemplos por área:
EM13LGG202 – Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem ( artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias
EM13MAT102 – Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
EM13CNT309 – Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.
EM13CHS401 – Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.